sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

SPTrans Responde

Recebemos da SPTrans, em 25/11/2007, resposta sobre os questionamentos da obra que estão prevendo para a Av. Rebouças.
Aparentemente haverá a obra, mas conseguimos adiar o caos, que não será em dezembro.
Para quem não estava acompanhando, a obra prevê a construção de piso de concreto na pista de rolamento dos ônibus na Av. Rebouças e suas continuações na direção da Av. Francisco Morato e R. da Consolação. Claro que com direito a interdição de faixas e todo o caos que deverá trazer ao transito local.
Nossa argumentação de que esta obra não seria necessária, dado que o corredor de ônibus não mais deverá ser necessário após a inauguração da linha 4 do metrô, não foi acolhida.
Apesar de preverem uma gradual redução no número de ônibus hora, em horário de pico - dos 150 ônibus/hora teremos uma queda para 120 ônibus/hora com a implantação da troncalização e para 100 após a implantação da primeira fase do metrô e para 60 ônibus/hora quando da operação completa da linha 4 – eles ainda consideram que não há como voltar a compartilhar a via. E conclui que não há desejo da SPTrans em dar preferência ao transporte particular em detrimento do transporte público.Porém, cabe ressaltar, que longe de pretender inverter essa ordem de prioridade, o que o Movimento Rebouças Viva pretende com esse pleito é respeito à capacidade de suporte da Av. Rebouças tão logo a opção do transporte coletivo tenha sido atendida. Vamos recordar que via saturada não é adequada à segregação de faixas e que o metrô linha 4 tem o mesmo traçado que o atual corredor de ônibus, assim, com sua operação os passageiros estarão atendidos, e melhor atendidos, e a via poderá retornar ao seu uso compartilhado, sem segregações.

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