sábado, 19 de setembro de 2009

Calçada Compartilhada


Estamos em contato com a SVMA – Secretaria do Verde e Meio Ambiente – que tem, através do Programa Pró-Ciclista, ampliado as ciclovias na Cidade de São Paulo.
A ciclovia, ou ciclo-faixa que liga o Parque do Ibirapuera ao Parque do Povo já está em funcionamento e aos domingos muitos tem aproveitado esta oportunidade de desfrutar da cidade.
Agora surge a possibilidade de unir a Rua dos Pinheiros à Av. Paulista e a passagem pela Av. Rebouças é o desafio.
Pensamos em ampliar a consulta sobre um possível compartilhamento das calçadas da Av. Rebouças, entre pedestres e ciclistas, para assim superar este desafio.
Quem transita por estas calçadas sabe que elas já vêm sendo utilizadas por ciclistas e para que este uso se dê de forma civilizada e regrada, seria muito importante a sua oficialização e sinalização. Assim, ciclistas e pedestres seriam instruídos a como se portar e acidentes seriam evitados.
Estamos abrindo esta discussão para que todos possam dar sua contribuição.
Quem quiser ver uma experiência em funcionamento é só ver as calçadas entorno do Parque Ibirapuera (Av. VI Centenário e Av. Rep. Do Líbano).
Aguardamos seus comentários e sugestões.

2 comentários:

Movimento Rebouças Viva disse...

Fernanda,
tentei comentar mas parece que tenho que ter uma conta blogger, portanto vai aqui.

As calçadas das grandes avenidas já são lugares inóspitos para pedestres, e muitas delas, como a Rebouças e a 9 de Julho poderiam ser facilmente reformadas para que houvesse tráfego de ciclistas e pedestres de maneira compartilhada. Eu sei, você sabe, mas e daí? Quem tem que saber é o pessoal da Sub ou da Emurb. Se conseguíssemos elaborar um projeto em uma dessas avenidas e desse certo, para replicarmos em outras avenidas seria um passo.

Sugiro que você procure a Sub responsável pela região, (creio ser a de pinheiros) e consiga alguém lá dentro para, ao menos, elaborar o projeto para essa ciclovia. Com o projeto na mão fica mais fácil pra gente poder pressionar.

André Pasqualini

Movimento Rebouças Viva disse...

André,
agradeço o comentário.
é isso mesmo, temos que ter um plano para o compartilhamento.
com projeto específico melhor ainda.
só fico com medo de mexer nestas calçadas que já foram palco
de tanto problema
bjs
Fernanda