segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Rebouças Viva - reitera pedido de informação sobre calçadas

O dito popular - onde há fumaça há fogo, pode ter se confirmado no último dia 5. Será?
Como saber se a Secretaria de Transportes não encaminha as informações solicitadas?
O Prefeito mandou responder, mas eles não respondem. E aí? Resta protestar e reivindicar.

Em 13 de junho de 2008 escrevemos uma carta aberta ao Prefeito Kassab (verneste blog), pedindo esclarecimentos sobre quais os planos que a Secretaria de Transportes tinha para a Rebouças, já que haviam rumores de que as calçadas da Av. Rebouças corriam o risco de ser reduzidas.
Em 20 de junho de 2008 o gabinete do Prefeito Kassab nos encaminhou ofício informando que nossa Carta Aberta havia sido encaminhada à Secretaria de Transportes para devida resposta.
Em 17 de julho de 2008 publicamos, neste blog, e encaminhamos à Prefeitura informação de que passado 1 mês a Secretaria de Transportes não havia prestado os esclarecimentos.
Em 05 de agosto de 2008, os jornais noticiaram 9 obras para o trânsito na cidade de São Paulo.
Na notícia o Sr. Prefeito afirma: "A obra vem para corrigir o erro inicial e fazer o corredor como deveria ter sido feito no início"

Lamentamos informar ao Sr. Prefeito que a obra que custará R$ 1,5 milhão, não deverá corrigir "o erro", pois estes são muitos. E não será o aumento da plataforma em 12 metros que se operará este milagre. Como o aumento de 33% ((48-36)/36) na plataforma pode aumentar o rendimento em 150% ((140-56)/56)?
Seguem alguns exemplos dos problemas que não deverão ser resolvidos:
Se a proximidade do sinal continuar, mesmo com passageiros embarcados os ônibus não conseguirão passar juntos pelo semáforo.
Se a demora no embarque não for resolvida, o que não é uma questão de espaço no ponto e sim de fluxo dentro o ônibus, continuaremos a ter lentidão.
Se as linhas não forem racionalizadas e continuarmos com a atual multiplicidade de destinos, que gera aglomeração nos pontos, a lentidão na chegada e partida dos ônibus não deverá melhorar.
Se não há ultrapassagem, pois aqui é IMPOSSÍVEL, não pode haver a fluidez esperada.

É negar o óbvio afirmar que (se der certo) a medida não acarretará um gargalo nos pontos de Clínicas, da Consolação e do Shopping Eldorado.
O "tempo ocioso" é decorrência de um sistema mal planejado, que não tem aglidade no embarque e que não poderia ter sido implantado numa via saturada.
O que a PMSP está querendo fazer e aumentar a plataforma de um sistema ineficiente que não tem condições de aperfeioamento, devido aos graves erros de sua implantação.

E, se for feito, significará um gasto de R$ 1,5 milhão para "remendar" um soneto errado.
Este corredor deve ser, e será, desativado após a inalguração da linha 4 do metrô, que tem condições de atender muito melhor os usuários deste trajeto. Melhor, mais rápido, mais seguro, com menos poluição e menos degradação.
Porque gastar mais recursos agora?

Reiteramos o pedido de informação sobre o destino de nossas calçadas, já comrometidas na região da intervenção anunciada.

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