segunda-feira, 27 de abril de 2009

Carta Aberta ao Prefeito Gilberto Kassab

Prezado Prefeito Gilberto Kassab,
abaixo apresentamos matéria publicada em nosso blog que comenta a matéria do Estadão de hoje.
é muito importante que não se perca o horizonte desta triste aventura que foi o Corredor na Av. Rebouças.
sabemos que muitos são os desafios da CET para gerir o trânsito em São Paulo, mas temos que ter visão de longo prazo.
não se deixe levar por soluções irresponsáveis de efeito curto, como por exemplo a sempre pensada redução das calçadas da Av. Rebouças.
contamos com sua visão, mas ampla que dos técnicos, para que as soluções sejam depositadas no Metrô e não na mutilação da Av. Rebouças.
atenciosamente,
Fernanda F. Bandeira de Mello
Movimento Rebouças Viva
Diretoria de Comunicação
reboucasviva@uol.com.br

Comentário sobre a Lenditão do Corredor

Mais uma vez fica demonstrado o erro da instalação de corredor de ônibus na Av. Rebouças!

Como é possível verificar na matéria abaixo (publicada hoje no jornal O Estado de São Paulo), este corredor é o que tem o pior desempenho.

Não é novidade para nós do Movimento Rebouças Viva o fato deste corredor não ter dado certo, dissemos isso antes e lutamos contra sua realização. Ele é transitório e não definitivo.

Agora é esperar que a Linha 4 do Metrô seja inaugurada e que o corredor deixe de ser uma faixa exclusiva, retornando à condição de via compartilhada.

Por que será possível?

Porque as longas distância estarão bem atendidas por um transporte rápido, previsível e seguro.

Atenção aos analistas de plantão: o Corredor da Av. Reboças não está funcionando mal. Ele não deveria existir, pois tecnicamente não se instala um equipamento como esse em via saturada e sem espaço para ultrapassagens.

Mas há solução: é só aguardar o Metrô e desfazer o erro.

Ônibus em faixa exclusiva é mais rápido que carro em SP

segunda-feira, 27 de abril de 2009, 09:25 Online AE - Agencia Estado

SÃO PAULO - Trocar o carro pelo ônibus é uma opção para chegar mais cedo ao destino nos horários de pico de congestionamento em São Paulo. Pelo menos nos percursos em que há faixas exclusivas para os coletivos.
A reportagem testou os 10 corredores da capital paulista com duas equipes - uma de carro e outra de ônibus -, partindo juntas e sem contar a espera no terminal. E concluiu que, embora lotados, os ônibus são mais rápidos. Em sete corredores, a equipe do Jornal da Tarde chegou antes ao ponto final, com diferença de até 51 minutos. Nos outros três, o automóvel teve vantagem, mas ela foi de no máximo sete minutos. Apesar de mais rápidos, os ônibus estão longe da velocidade ideal. A média registrada ficou abaixo do esperado na maior parte das vezes. Apenas em três corredores foi atingida a meta da Prefeitura de 18 km/h nas faixas exclusivas: Parelheiros, Paes de Barros e Expresso Tiradentes.
O pior desempenho foi o do Rebouças, onde os veículos foram mais lentos do que uma pessoa fazendo cooper - ficaram abaixo de 10 km/h. Outro problema é a superlotação. Durante o teste, a reportagem encontrou filas com mais de 100 pessoas para embarcar em terminais.Para completar, as faixas exclusivas não eram tão exclusivas. Além dos táxis, que têm permissão para usar o corredor, as pistas foram frequentemente invadidas por carros, motos, ônibus fretados e veículos de órgãos públicos.
Procuradas por e-mail e telefone, Prefeitura e Secretaria Municipal de Transportes não responderam às perguntas da reportagem. Especialistas consideraram positiva a vantagem dos ônibus sobre os automóveis, mas cobraram da Prefeitura investimentos para tornar os corredores mais eficientes e atrair quem usa automóveis.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Mais Carros na Calçada

Como é possível verificar, o estacionamento sobre a calçada continua uma prática junto a hospitais e clínicas na Av. Rebouças.
Pedimos mais uma vez que a Subprefeitura solicite ronda educativa à CET.
Dizemos ronda educativa porque os estabelecimentos têm estacionamentos conveniados, mas os clientes, sempre nervosos com razão, acham que têm o direito de estacionar na calçada porque estão em uma situação de emergência.
Porém, após desembarcar o paciente, ficam aguardando com o carro irregularmente na calçada.
Talvez fosse o caso dos estabelecimentos disponibilizarem o serviço de "valet", pois assim os clientes poderiam se ocupar de acompanhar os pacientes sem descumprir a lei.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Estacionamento na Calçada


Prezado Subprefeito,


estamos tendo um aumento, preocupante, de estacionamento nas calçadas próximo a alguns estabelecimentos comerciais na Av. Rebouças.

não que os estabelecimentos não tenham convênio com estacionamentos próximos, mas porque os motoristas sempre acham que é só um instante e porque não há a devida fiscalização.

os locais onde isso ocorre com maior frequência são as portas dos hospitais e clínicas, quando os motoristas têm a falsa justificativa de que tratava-se de uma emergência.

pedimos uma visita dos fiscais da subprefeitura para uma conversa com os proprietários no sentido de os auxiliar a coibir esta prática.

é claro que a fiscalização, diurna e noturna, da CET ajudaria muito.