segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Início das Obras

A Subprefeitura de Pinheiros confirma que as obras das calçadas já começou.
A recomposição do canteiro central e das árvores das calçadas virá na sequência.

É importante que todos os participantes do Movimento Rebouças Viva e proprietários de imóveis na Av. Rebouças verifiquem a realização na frente dos seus lotes. Não podemos deixar que o piso seja mal assentado, pois é disso que depende a sua durabilidade.

Da mesma forma, pedimos a contribuição de todos para mapear a necessidade de re-plantio das árvores das calçadas e do canteiro central.

Os dados podem ser encaminhados para nosso e-mail para que possamos consolidar e cobrar providências da Subprefeitura.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Rebouças Viva - reitera pedido de informação sobre calçadas

O dito popular - onde há fumaça há fogo, pode ter se confirmado no último dia 5. Será?
Como saber se a Secretaria de Transportes não encaminha as informações solicitadas?
O Prefeito mandou responder, mas eles não respondem. E aí? Resta protestar e reivindicar.

Em 13 de junho de 2008 escrevemos uma carta aberta ao Prefeito Kassab (verneste blog), pedindo esclarecimentos sobre quais os planos que a Secretaria de Transportes tinha para a Rebouças, já que haviam rumores de que as calçadas da Av. Rebouças corriam o risco de ser reduzidas.
Em 20 de junho de 2008 o gabinete do Prefeito Kassab nos encaminhou ofício informando que nossa Carta Aberta havia sido encaminhada à Secretaria de Transportes para devida resposta.
Em 17 de julho de 2008 publicamos, neste blog, e encaminhamos à Prefeitura informação de que passado 1 mês a Secretaria de Transportes não havia prestado os esclarecimentos.
Em 05 de agosto de 2008, os jornais noticiaram 9 obras para o trânsito na cidade de São Paulo.
Na notícia o Sr. Prefeito afirma: "A obra vem para corrigir o erro inicial e fazer o corredor como deveria ter sido feito no início"

Lamentamos informar ao Sr. Prefeito que a obra que custará R$ 1,5 milhão, não deverá corrigir "o erro", pois estes são muitos. E não será o aumento da plataforma em 12 metros que se operará este milagre. Como o aumento de 33% ((48-36)/36) na plataforma pode aumentar o rendimento em 150% ((140-56)/56)?
Seguem alguns exemplos dos problemas que não deverão ser resolvidos:
Se a proximidade do sinal continuar, mesmo com passageiros embarcados os ônibus não conseguirão passar juntos pelo semáforo.
Se a demora no embarque não for resolvida, o que não é uma questão de espaço no ponto e sim de fluxo dentro o ônibus, continuaremos a ter lentidão.
Se as linhas não forem racionalizadas e continuarmos com a atual multiplicidade de destinos, que gera aglomeração nos pontos, a lentidão na chegada e partida dos ônibus não deverá melhorar.
Se não há ultrapassagem, pois aqui é IMPOSSÍVEL, não pode haver a fluidez esperada.

É negar o óbvio afirmar que (se der certo) a medida não acarretará um gargalo nos pontos de Clínicas, da Consolação e do Shopping Eldorado.
O "tempo ocioso" é decorrência de um sistema mal planejado, que não tem aglidade no embarque e que não poderia ter sido implantado numa via saturada.
O que a PMSP está querendo fazer e aumentar a plataforma de um sistema ineficiente que não tem condições de aperfeioamento, devido aos graves erros de sua implantação.

E, se for feito, significará um gasto de R$ 1,5 milhão para "remendar" um soneto errado.
Este corredor deve ser, e será, desativado após a inalguração da linha 4 do metrô, que tem condições de atender muito melhor os usuários deste trajeto. Melhor, mais rápido, mais seguro, com menos poluição e menos degradação.
Porque gastar mais recursos agora?

Reiteramos o pedido de informação sobre o destino de nossas calçadas, já comrometidas na região da intervenção anunciada.

Kassab espera triplicar vazão em ponto da Rebouças

Terça, 5 de agosto de 2008, 11h52

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse nesta terça-feira que as obras nos pontos do corredor de ônibus da avenida Rebouças no cruzamento com a avenida Faria Lima, em São Paulo, dobrarão a capacidade de parada, multiplicando por três o fluxo no local. "A obra vem para corrigir o erro inicial e fazer o corredor como deveria ter sido feito no início", disse Kassab. A obra custará R$ 1,5 milhão, tem início previsto para novembro e a expectativa da prefeitura é de que seja concluída em março.
» Prefeitura anuncia 9 obras para o trânsito » vc repórter: mande fotos e notícias
Segundo o secretário municipal de transportes, Alexandre de Moraes, a atual capacidade de passagem no local é de 56 coletivos por hora, sendo 90 a demanda. A obra aumentaria para 140 a vazão, segundo ele. Esta é uma das nove obras que a prefeitura anunciou ontem, com objetivo de aumentar a fluidez do trânsito na cidade, principalmente nos corredores de ônibus. A expectativa da prefeitura é aumentar, em média, 10% da velocidade dos coletivos e melhorar a qualidade das viagens.
Para o diretor de infraestrutura da São Paulo Transportes (SPTrans), Pedro Pereira Evangelista, o principal problema no local é a proximidade com o semáforo. Segundo ele, a necessidade que o ônibus pare para que os passageiros embarquem e desembarquem cria um "tempo ocioso" enquanto o sinal está verde. "A capacidade de passagem é de três ônibus de cada vez e isso será aumentado para oito".
Entre as mudanças previstas na obra, o aumento da área da parada de 36 para 48 metros, o que criará mais espaço útil para os embarques e desembarques, de acordo com a prefeitura. Em horários de pico, de acordo com o secretário Alexandre de Moraes, o corredor chega a ter uma fila de 80 veículos e uma média de velocidade de 0,8 km/h. A prefeitura ainda não tem um cálculo de quantos usuários serão beneficiados.
GargalosA prefeitura nega que o aumento da circulação de ônibus no sentido centro da avenida Rebouças, em direção à avenida Paulista, pioraria a situação de um gargalo já existente no ponto do Hospital das Clínicas. Segundo Evagelista, o aumento da circulação dos ônibus no cruzamento da avenida Faria Lima permite "redimensionar" as linhas de modo a aumentar a capacidade de transporte e diminuir o número de veículos.
Segundo o secretário Alexandre de Moraes, está em estudo um projeto para diminuir o fluxo de ônibus na avenida Paulista, que, segundo ele, chega a 280 veículos por hora em horários de pico.
Redação Terra
Leia esta notícia no original em:Terra - Notícias http://noticias.terra.com.br/transito/interna/0,,OI3054886-EI11777,00.html

Subprefeitura Responde sobre Lixo Revirado

Sr Subprefeito
A medida mais correta no caso já foi tomada que é os moradores evitaremcolar os sacos de lixo com muita antecedência no passeio público, mesmoporque a lei é clara deve-se colocá-los 2 horas antes da coleta ou após as18:00 horas quando a coleta é noturna .
Não temos estrutura para ficar monitorando a ação dos catadores mas podemosprogramar um repasse em horário estratégico e que só pode ocorrer após as22:00 horas , quando os nossos caminhões estão liberados naquela via .
Carmen Silvia Facioli
Supervisora Técnica de Limpeza Pública
Subprefeitura de Pinheiros
-----Mensagem original-----
De: Nilton Elias Nachle Enviada em: terça-feira, 5 de agosto de 2008 07:48